Índice

    Aclon:Cadastros Auxiliares:Pessoas

    Definições

    As pessoas cadastras podem ser dos seguintes tipos:

    1. Titulares

    2. Colaboradores

    3. Usuários

    4. Terceiros

    Apesar de serem inclusos em uma mesma tela, eles se diferenciarão pelo tipo de cadastro a ser feito.

    OBS.: Dependentes tem um cadastro feito diretamente no cadastro de Sócio.

    Para saber como cada botão da barra de ferramenta funcionada, acesse o link a abaixo:

    Barra de Ferramentas

    Aba Pessoal

    O QUE É CADA CAMPO?

    1. NOME: Onde é inserido o nome completo da pessoa cadastrada.

    2. CÓDIGO: Código de pessoa gerada de forma automática.

    3. USUÁRIO: Código de usuário apresentado quando esta pessoa tiver cadastro como usuário, caso não tenha sempre virá em vazio.

    4. NOME FANTASIA/APELIDO: Nome Fantasia, caso seja realizado o cadastro de uma empresa na Tabela de Pessoas. Apelido da pessoa cadastrada.

    5. NOME SOCIAL: Onde é inserido o nome social completo da pessoa cadastrada.

    6. SEXO: Onde pode ser selecionado Masculino, Feminino ou ——– (Utilizado quando se realizada o cadastro de uma empresa).

    7. EMPRESA: Campo exclusivo para o cadastro de empresa, onde neste contém 2 campos:

      • CNPJ: Onde é inserido o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Este campo contém 14 dígitos.

      • INSCRIÇÃO ESTADUAL: Onde é inserido o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Este campo contém 9 dígitos.

    8. ANIVERSÁRIO: Onde é inserida a data de nascimento da pessoa cadastrada.

    9. PRONOME: Onde é inserido a forma como a pessoa cadastrada deseja ser chamada.

    10. IDENTIDADE: Onde é inserido o número da identidade da pessoa cadastrada. Este campo contém 8 dígitos.

    11. ÓRGÃO: Onde é inserida a sigla do órgão publico no qual foi impresso este documento de identidade.

    12. ESTADO: Onde é inserido o estado de emissão.

    13. CPF: Onde é inserido o Cadastro Nacional da Pessoa Física. Este campo contém 11 dígitos.

    14. NACIONALIDADE: Onde é inserido o país no qual a pessoa cadastrada nasceu.

    15. NATURALIDADE: Onde é inserido o estado no qual a pessoa cadastrada nasceu.

    16. ESTADO CIVIL: Onde é selecionado a situação de uma pessoa em relação ao matrimônio ou à sociedade conjugal, isto é, em relação ao casamento. As opções de seleção são:

      • CASADO(A)

      • COMPANHEIRO(A)

      • DESQUITADO(A)

      • DIVORCIADO(A)

      • SEPARADO(A)

      • SOLTEIRO(A)

      • VIÚVO(A)

    17. CADASTRO: Onde é inserida a data de cadastro da pessoa cadastrada.

    18. DATA DE CONTROLE: Onde é inserida a data para controle de atualização cadastral do associado. Uma vez que o sistema esta configurado para realizar a atualização cadastral do sócio, esta data e alterada automática após realizar a atualização, e será solicitada novamente a atualização cadastral após X dias conforme configurado no sistema.

    Aba Dados Familiares

    O QUE É CADA CAMPO?

    1. NOME DO PAI: Onde é inserido o nome completo do pai da pessoa cadastrada.

    2. NOME DA MÃE: Onde é inserido o nome completo do mãe da pessoa cadastrada.

    Os itens abaixo se repetem nessa janela, onde cada campo deste que estiver próximo aos campos Nome do Pai e Nome da Mãe pertencem a um destes campos.

      1. DATA NASCIMENTO: Onde é inserida a data de nascimento do pai ou mãe da pessoa castrada.

      2. CPF: Onde é inserida o Cadastro de Pessoa Física do pai ou mãe da pessoa castrada. Este campo contém 11 dígitos.

      3. RG: Onde é inserida a Identidade do pai ou mãe da pessoa castrada. Este campo contém 9 dígitos.

      4. ÓRGÃO: Onde é inserido o órgão emissor da Identidade do pai ou mãe da pessoa castrada.

      5. UF: Onde é inserido o estado emissor da Identidade do pai ou mãe da pessoa castrada.

    Aba Complemento

    O QUE É CADA CAMPO?

    1. CEP: Onde é inserido o Código de Endereçamento Postal. Este campo contém 8 dígitos e pode ser inserido somente números.

    2. ENDEREÇO: Onde é inserido o local de moradia da pessoa cadastrada. Uma vez preenchido o CEP e este sendo identificado no banco de dados de CEP, o sistema preenche automaticamente este campo.

    3. COMPLEMENTO: Onde é inserido uma informação a mais para o Endereço.

    4. NUM.: Onde é inserido número do Endereço, caso este o tenha. Uma vez preenchido o CEP e este sendo identificado no banco de dados de CEP, o sistema preenche automaticamente este campo caso este endereço contenha número.

    5. BAIRRO: Onde é inserido o bairro no qual e fica o local de moradia da pessoa cadastrada. Uma vez preenchido o CEP e este sendo identificado no banco de dados de CEP, o sistema preenche automaticamente este campo.

    6. CIDADE: Onde é inserida a cidade onde fica o local de moradia da pessoa cadastrada. Uma vez preenchido o CEP e este sendo identificado no banco de dados de CEP, o sistema preenche automaticamente este campo.

    7. UF: Onde é inserido o estado onde fica o local de moradia da pessoa cadastrada. Uma vez preenchido o CEP e este sendo identificado no banco de dados de CEP, o sistema preenche automaticamente este campo.

    8. ENDEREÇO ALTERNATIVO: É um botão que após clicado apresenta uma janela para preencher os mesmos campos listados acima, como um endereço alternativo.

    Para realizar a inclusão de mais de um endereço alternativo, basta preencher a primeira linha e após isso teclar a seta para baixo do teclado. Para excluir um endereço alternativo, basta clicar na linha e teclar Crtl+Delete no teclado e está linha será excluída. Existe mais alguns campos únicos nesta janela.

    1. TIPO: Nesta coluna e selecionado o tipo de postagem que pode ser: M – Mala Direta, C – Cobrança e N – Não Postar.

    2. DESCRIÇÃO: Nesta coluna é inserido uma descrição a escolha do usuário, para facilitar a identificação deste endereço.

    3. AOS CUIDADOS DE: Nesta coluna é inserido o nome da pessoa ao qual e responsável neste endereço.

    9. TELEFONE RES.: Onde é inserido o número de telefone residencial da pessoa cadastrada. Campo livre para inserção de caracteres, assim e sugerido inserir somente números, como no exemplo: 6232515820

    10. CELULAR: Onde é inserido o número de telefone celular da pessoa cadastrada. Campo livre para inserção de caracteres, assim e sugerido inserir somente números, como no exemplo: 62999999999

    11. NOME DA PROFISSÃO: Neste campo caso já exista alguma profissão já criada, ao digitar o nome da profissão o sistema irá sugerir uma profissão de acordo com a palavra informada. Caso não tenha a profissão criada, basta clicar no ícone de inclusão que uma janela será apresentada para o Cadastro de Profissões.

    12. TELEFONE COM.: Onde é inserido o número de telefone comercial da pessoa cadastrada. Campo livre para inserção de caracteres, assim e sugerido inserir somente números, como no exemplo: 6232515820

    13. LOCAL DE TRABALHO: Onde é inserido o nome da empresa onde a pessoa cadastrada trabalha.

    14. CARGO OU FUNÇÃO: Onde é inserido o cargo que a pessoa ocupa no seu local de trabalho.

    15. GRAU DE INSTRUÇÃO: Onde é inserido o nível escolar da pessoa cadastrada que pode ser:

    • 1º Grau

    • 2º Grau

    • Analfabeto

    • Superior

    • Nível Técnico

    • Especialização

    • Mestrado

    • Doutorado

    • Pós-Doutorado

    BOTÃO CORREIOS:

    Ao se clicar neste botão, o sistema apresenta uma nova janela, para que se possa pesquisar o endereço da pessoa cadastrada através:

    Nesta tela existe filtros para o Campo Endereço e Bairro que são Começado com…, Terminado com…, Que Contenha…, Exatamente…

      1. UF: Onde se pode pesquisar pela Unidade Federativa, selecionando a sigla do estado que deseja encontrar o local de moradia.

      2. CIDADE: Onde se pode pesquisar pelo nome da Cidade onde se encontra o local de moradia que se pesquisa.

      3. ENDEREÇO: Onde e pode inserir o nome da Rua, Avenida, onde se encontra o local de moradia.

      4. BAIRRO: Onde se pode pesquisar pelo nome do bairro onde se encontra o local de moradia.

      5. CEP: Onde se pode pesquisar por parte do Código de Endereçamento Postal ou por ele completo.

    Após inserir os dados em algum destes campos e clicar no botão pesquisar, o sistema apresentará abaixo na janela, um registro encontrado, ou mais dependendo do tipo de pesquisa feita, assim basta clicar 2 vezes com o mouse no registro que corresponde ao endereço desejado e será apresentado este endereço na janela de complemento na Tabela de Pessoas com os campos CEP, ENDEREÇO, BAIRRO, CIDADE e UF.

    Exemplo

    Na prática, você utilizará o cadastro auxiliar nas seguintes situações:

    Exemplo¹: Quando o usuário precisar cadastrar uma nova pessoa.

    Exemplo²: Quando e necessário alterar um endereço.

    Exemplo³: Quando e necessário atualizar o contato da pessoa.

    in Aclon
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